top of page

Como fazer o uso consciente e economizar melhor a água no mundo?


O Consumo consciente da água é base para um futuro sustentável. Precisamos evitar o desperdício e preservar os nossos mananciais.


A água é um recurso fundamental para a sobrevivência do ser humano. Ainda que 70% do planeta Terra seja coberto por água, apenas 1% desse volume é considerado potável. Da pequena parte hídrica que é apropriada para consumo humano, 12% fica no Brasil, sendo 70% dessa água doce concentrada na Bacia Amazônica. O restante está distribuído de forma desigual - o Nordeste, por exemplo, possui apenas 5% das reservas brasileiras de água doce, sendo que boa parte desse volume é subterrâneo e com alto teor de sal. As reservas de água doce estão distribuídas de modo desigual em todo o mundo e, além disso, são constantemente ameaçadas de escassez e contaminação. Tudo isso faz com que seja muito importante praticar o consumo consciente de água.


Essas são formas de poupar a água potável do planeta e de ajudar a preservar os mananciais, além de economizar na conta de água. Outra atitude de consumo consciente de água é estar atento ao gasto hídrico dos produtos e serviços que você consome. Esse mapeamento da quantidade de água que a sua rotina de vida consome é chamado de pegada hídrica, que representa o volume total de água doce que é utilizado para produzir os bens e serviços consumidos por um indivíduo - o mesmo cálculo também pode ser aplicado em comunidades ou empresas.


Poupar água é muito necessário, não apenas quando a sua cidade ou o seu condômino está em racionamento.


Segue abaixo algumas dicas que podem lhe ajudar.


Confira algumas dicas para um consumo consciente de água:

  1. Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5L de água em apenas 2 minutos.

  2. Tome banhos curtos. O banho de 5 minutos é suficiente para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30.000L no ano.

  3. Evite duchas de alta pressão. Apesar de serem usadas para dar a sensação de massagem no corpo, são inimigas no consumo consciente de água. Elas tem uma vazão grande, de 20/30L por minuto. Um banho de 10 minutos em um chuveiro de 30L por minuto gasta em média 300L de água - a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o consumo consciente por habitante é de 112L por dia.

  4. Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Este procedimento e o uso de materiais biodegradáveis também ajudam na economia.

  5. Só ligue a lava-louças e a lava-roupas quando estiverem cheias, pois isso evita o desperdício. Espere juntar uma quantidade de roupas ou louças suficiente para encher os eletrônicos. No caso das roupas, verifique se elas realmente precisam ser lavadas.

  6. Se possível, prefira usar a lava-louças no lugar da maneira tradicional de limpeza. O equipamento chega a economizar cerca de seis vezes a quantidade de água normalmente gasta - mas para valer a pena precisa estar cheio de louça. Utilize dispositivos que ajudam na redução do consumo de água, como o arejador de torneiras, o restritor de vazão, bacias sanitárias VDR e válvulas automáticas para mictórios. Em condomínios e empresas o uso desses equipamentos gera uma boa redução de custos.

  7. Se você tiver uma piscina, cubra-a com uma capa quando não estiver usando. Elas podem perder até 90% de sua água em um mês por conta da evaporação. A cobertura também evita o depósito de folhas e outros resíduos e uma piscina limpa precisa de menos trocas de água. Revise sempre a bomba e o filtro, já que o mau funcionamento desses equipamentos aumenta o gasto de água.

  8. No jardim, evite regar as plantas nos horários de sol forte. Regar o gramado ou o jardim antes das 10:00h e depois das 19:00h previne o excesso de evaporação - evite também a mangueira. No inverno é possível regar as plantas dia sim, dia não. Com essas medidas, você pode economizar cerca de 96L de água diariamente só com as plantas.

  9. Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas - uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280L de água. Se precisar usar água, prefira equipamentos de limpeza a jato, que usam uma quantidade mínima de água aliada com uma forte pressão.

  10. Use um balde e um pano para limpar o carro.

  11. Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de 2mm em um cano de uma única casa desperdiça 3.200L de água por dia.

  12. Converse com as pessoas à sua volta sobre o consumo consciente de água, incentive ações de economia e redução. Se você mora em prédio, converse com os moradores do condomínio sobre a implementação de hidrômetros individualizados, que estimulam cada morador a ter maior consciência sobre o seu consumo de água.

  13. Reutilize as águas do chuveiro ou da máquina de lavar roupas, para limpar os terraços ou outras áreas externas do prédio. A reutilização de água é uma excelente forma de consumo consciente.

  14. Use cisternas ou minicisternas para fazer a captação e armazenar a água da chuva. Uma boa forma de fazer o consumo consciente de água é aproveitar esta água na limpeza do quintal, dos pisos, dentre outros.




O

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook
bottom of page