top of page

Qual a diferença entre produtos conhecidos como Desinfetantes, Limpadores, Bactericidas e Bacteriost


Embora sejam produtos de limpeza essenciais na hora da faxina, eles cumprem papéis bem diferentes e não podem ser confundidos.

Em áreas de grande risco de infecção, como em hospitais, errar na hora da faxina pode expor os pacientes a uma contaminação. Caso isso ocorra, uma denúncia pode ser feita à ANVISA, colocando em risco também a saúde do próprio estabelecimento.

Todos os produtos citados fazem parte de uma operação de limpeza completa, ou seja uma operação de higienização, feita com intuito de tornar um local, superfície ou objeto limpo, saudável e higiênico.


DESINFETANTES E BACTERICIDAS


Se desejamos locais com baixo nível de micróbios, devemos aplicar produtos específicos, chamados genericamente de desinfetantes. Eles também são conhecidos como germicidas ou bactericidas e têm função de matar germes ou bactérias.


Bactericidas e desinfetantes são termos diferentes, mas que podem se referir a um mesmo produto. Isso porque os produtos bactericidas são para limpeza cuja especialidade é o combate a bactérias. Por sua vez, os desinfetantes também combatem bactérias, mas podem eliminar também os vírus e os fungos. Por isso um desinfetante é sempre um bactericida, mas o contrário não é verdadeiro.

Os micróbios podem causar doenças e infecções graves. Contudo, os bactericidas e desinfetantes são essenciais em áreas de maior risco de contaminação, como locais de preparo alimentício, cantinas e banheiros de escolas e hotéis. Todo ambiente com grande circulação de pessoas precisa ser devidamente desinfetado.

Em hospitais, que recebem pacientes com saúde vulnerável, o risco de contaminação é maior, portanto o cuidado precisa ser redobrado! Evite utilizar, por exemplo, os desinfetantes domésticos, que em testes do INMETRO já demonstraram sua total ineficiência na eliminação de micróbios. Use sempre produtos profissionais! A dica vale também para outras empresas e estabelecimentos, que podem se beneficiar da maior eficiência e segurança desses produtos.


LIMPADORES

Têm a finalidade primordial de remover as sujidades (elementos estranhos às superfícies) das superfícies sem danificá-las e, dependendo de sua composição, podem também eliminar grande parte dos germes presentes. Mais especificamente, os detergentes são especializados na limpeza de óleos e gorduras.

BACTERIOSTÁTICOS


Esses produtos inibem a proliferação de bactérias, sem necessariamente matá-las.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook
bottom of page