top of page

Cores da Coleta Seletiva: Reciclagem e seus significados


Reciclar consiste no reprocessamento de um item para outras funcionalidades. De forma simples, pegar algo que não é mais utilizado e transformá-lo novamente em matéria-prima para que se forme um item igual ou sem relação com o anterior. Esse processo é feito de várias maneiras e vemos o resultado em nosso cotidiano.

Em muitos lugares do mundo a coleta seletiva já faz parte da vida das pessoas como algo comum, a preocupação com o meio ambiente afeta de forma positiva a população. No Brasil, a reciclagem já estava sendo adaptada para algumas regiões, porém, o percentual é pequeno diante de tudo que pode ser reciclado no país.

É importante ter a preocupação com o ambiente que vivemos. Não separar o lixo, significa que a maior parte vai para as ruas, são enterrados ou queimados. Isso gera mais poluição tóxica e afetam lugares como rios e mares. Se todos fossem reduzidos, reutilizados e reciclados, poderíamos fazer com que os recursos da Terra durassem muito mais. A consciência é fundamental para a preservação do sistema ecológico.

Para reciclar o lixo, basta descartá-lo de forma correta em cestos apropriados, isso se o produto for reciclável. A identificação do destino do lixo é selecionado por cores. Cada item como papéis, plásticos, metais e/ou alumínio, vidros, orgânicos, possuem suas cores correspondentes para facilitar a coleta: o azul é para papel e papelão, o vermelho é para plástico, amarelo é para metais e o verde é para resíduos de vidro.

Alguns bairros já possuem o serviço da coleta seletiva e em alguns locais o descarte pode ser destinado por meio de postos independentes. É importante estar atento a esses lugares próximos à residência. Em outros casos, a prefeitura da cidade se posiciona a esse serviço.

Jogar as coisas fora em locais inapropriados pode se tornar um mau hábito. Reciclá-los é o melhor caminho, pois é uma questão de preocupação com a natureza e a saúde. A reciclagem não é tão difícil: é simplesmente a mudança de hábito de cada um de nós.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook
bottom of page