Home office: como se adaptar a esta nova realidade?



Trabalhar de casa já era realidade em algumas empresas e, nesta "nova" realidade, tornou-se crucial adotar este novo modelo de trabalho.

As instituições educacionais, por exemplo, encontraram no ensino online a solução para driblar a crise do coronavírus. Outros setores também precisaram se readaptar na pandemia. Hoje em dia, tornou-se comum fazer lives nas redes sociais e as mudanças não param por aí... a entrega de produtos via delivery, consultas médicas via online assim como outros serviços facilitados pelo uso das tecnologias começaram a se tornar a nova realidade.

O home office ganhou destaque e se tornou uma das principais alternativas para os negócios continuarem se desenvolvendo no mercado. Essa nova modalidade de trabalho trouxe benefícios: a possibilidade da flexibilização de horário, maior produtividade, economia tanto para o colaborador, quanto para a empresa e maior qualidade de vida ao evitar desgastes com deslocamentos.

Ao realizar o trabalho remoto, é necessário se adaptar à essa nova rotina, afinal, há duas coisas que podem acontecer: postergar, ao ser atraído por diversas distrações que aparecem durante o dia ou trabalhar além do horário, aumentando a sobrecarga. Trouxemos aqui algumas dicas para lidar melhor com esse momento. Confira:

1) Determine um local para ser seu novo “escritório” Mesmo que você não tenha um cômodo exclusivo para trabalhar, é importante que o local escolhido o mais longe possível das tarefas do lar, pois esta é uma forma de sinalizar as outras pessoas que, naquele local, você está trabalhando. Além disso, deixe o lugar confortável.

2) Cuidar da aparência é necessário!

Mesmo que essa seja uma oportunidade para ficar mais à vontade, ficar de pijama não é uma opção. Quando se relaxa na aparência pode-se ter a impressão que não está de fato trabalhando, além de mexer com a autoestima. Mantenha uma rotina de cuidados e, mesmo que não use as roupas que usaria para ir ao escritório, é importante que se sinta bem e passe a seriedade necessária do horário comercial.

3) Crie uma rotina

Assim como você tinha essa rotina, mantenha! Mesmo que possa acordar mais tarde, defina um horário que dê a oportunidade de tomar um bom café, organizar o local que irá trabalhar e se arrumar. Ao final do dia, guarde o que usa para trabalhar e desligue-se, é importante manter essa separação das atividades.

4) Planeje as tarefas do dia


Faça uma lista de suas atividades diárias de trabalho, das mais importantes para as menos importantes. Anote suas tarefas urgentes, que precisam ser cumpridas no mesmo dia, mas planeje tempo também para as atividades secundárias, inclusive os imprevistos.


5) Não perca a interação


Não deixe de se comunicar com a equipe, marque reuniões após o início do expediente, falem sobre as demandas, compartilhem as dificuldades e as estratégias que deram certo para você. O contato direto para tirar dúvidas, como uma ligação, evita desperdício de trabalho e falhas na comunicação.

Outra coisa importante é dar uma parada no trabalho de vez em quando. Fazemos isso no escritório e não percebemos a importância. Organize-se para que consiga fazer pequenos intervalos, alongue-se e faça os horários das refeições corretamente.


Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para ajudar você a melhorar a sua produtividade em home office e poder refletir de que forma essa nova realidade pode mudar nossos negócios.


Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes