Como evitar alergias na hora da limpeza


Quem tem alergia sabe o quanto é importante deixar a casa bem higienizada. Porém, na hora da limpeza o contato com a poeira e os odores dos produtos químicos podem manifestar algumas alergias comuns como rinite, sinusite e as de pele.

A grande maioria dos produtos químicos possuem odor, isso serve não apenas para deixar o ambiente perfumado, mas também para segurança e identificação, assim não ser confundido com bebidas e por sua vez ingeridas. Os produtos sem odor são chamados de neutros, ótimos para quem tem alergias relacionadas ao cheiro, porém nunca se esqueça de deixá-los longe de crianças e animais domésticos, além de deixar esses produtos devidamente identificados.

O Mofo causa reações alérgicas e faz muito mal à saúde. Para deixar sua casa livre dele coloque em um pulverizador uma mistura de água sanitária e água comum. Borrife nos locais que serão higienizados, com ajuda de um pano, limpe todas as superfícies. Prefira usar panos de limpeza que não façam a poeira ou o mofo se espalhar. Panos de microfibra conseguem “prender” a sujeira de uma forma que ela só se solte na hora da lavagem do material. Você pode utilizar panos, mops, espanadores e luvas em microfibra, basta escolher qual é o ideal para o local que você vai limpar. Um grande problema é quando o mofo se prolífera para o guarda-roupa atingindo as peças, além de provocar alergias quando a roupa for usada, ela ainda poderá ficar manchada por conta dos fungos. A solução é usar produtos antimofo dentro dos armários e deixar o local bem arejado. Esse produto é encontrando facilmente em lojas de limpeza ou até em grandes supermercados e o preço é bem em conta.

Muitas pessoas possuem alergias ao contato com produtos químicos, tornando a limpeza uma tarefa difícil. Porém, o uso de luvas acaba com o problema, pois isola a pele do contato com o produto, além de evitar acidentes como queimaduras. Acontece também de algumas pessoas serem alérgicas ao próprio material contido na luva, caso o problema seja com o látex, existem opções de luvas em vinil ou nitrílicas. Outro tipo comum, também de alergia, é quanto ao pó das luvas, mas hoje em dia já é possível encontrar no mercado luvas tanto de látex quanto de vinil nas versões com ou sem pó, basta escolher qual o melhor para o seu caso. Certifique-se ao colocar as luvas que as mãos estejam totalmente secas, isso evita a proliferação de fungos dentro do material. Já se você tem alergias relacionadas ao sistema respiratório é essencial o uso de máscaras, isso impede que o indivíduo inale alguma poluição ou cheiro forte. Também use botas de borracha, o contato do pé com produtos de limpeza pode gerar alguma alergia, além de em alguns casos, ser importante para segurança. Consultem nossos produtos!!!

O ácaro é um dos principais motivos da rinite, eles estão em cobertores, colchões, bichos de pelúcia, travesseiros entre outros. É necessário que a lavagem destes produtos seja de forma constante. Para evitar o contato com o ácaro e facilitar o trabalho, podem ser utilizadas capas antiácaro como revestimento, assim evita ter que lavar muitas vezes colchões e travesseiros. Essa estrategia é interessante, pois a dificuldade de secá-los é muito grande, o ideal é sempre colocá-los ao sol quando tiver oportunidade. Tenha atenção ao tempo de uso, e não deixe de seguir as orientações do fabricante. Os animais de estimação também carregam ácaros e outros parasitas, por isso dar banho neles com frequência é essencial. Muitos bichinhos têm medo de secadores, para agilizar a secagem deles use um pano que possua alta capacidade de absorção, o ideal é usar os que são feitos de PVC. Lembre-se de limpar as patinhas do animal após um passeio, uma toalha com um pouco de detergente já resolve.

Persianas acumulam muita poeira, para que ela não se torne uma inimiga dos alérgicos limpe constantemente. Feche as lâminas e passe um pano de microfibra com detergente, em ambos os lados, assim a sujeira sairá com facilidade, e se for tecido tire e lave na máquina.

Ventiladores e ar-condicionados também acumulam muita poeira e quando ligados acabam espalhando por todo ambiente. Por isso, mantenha-os sempre bem higienizados. No caso do ar-condicionado é preciso de uma atenção especial, pois o filtro acumula muita sujeira em dias de verão. Quando o uso aumenta, é necessário que sua manutenção seja feita a cada 15 dias, já no inverno pode ser uma vez ao mês. Caso seja pouca sujeira, apenas passar um pano resolve, mas se estiver muito sujo lave em água corrente. Jamais use aspirador de pó ou produtos químicos, isto pode danificar o equipamento. A higienização do filtro é essencial para evitar a manifestação de alergias e também para a economia, pois a sujeira atrapalha o desempenho do ar-condicionado.


Medidas simples podem fazer com que alergias não se manifestem, se você não possui nenhuma e para não correr riscos, siga as dicas acima! Saiba que comprar produtos químicos clandestinos é muito perigoso, tenha atenção se eles possuem selo da ANVISA, sempre leia o rótulo, em caso de acidentes, o número de emergência e os cuidados devem estar contidos na embalagem junto ao rótulo.


Para manter sua casa arrumada e livre desses micro-organismos causadores das alergias, confira as 10 dicas simples que separamos para você: -Evite o uso de vassouras, prefira o aspirador de pó e panos úmidos; -Troque produtos químicos de odor intenso por detergentes biodegradáveis ou álcool; -Elimine os amaciantes de roupa e sabão em pó comum, substitua-os pelo sabão de coco líquido, em pó ou em barra; -Acabe com o acúmulo de jornais e revistas; -Deixe os cômodos bem arejados; -Evite irritantes respiratórios: tintas, ceras, removedores e produtos químicos com cheiro forte; -Elimine ao máximo fumaça de cigarro; -Substitua as cortinas de pano por persianas; -Troque os travesseiros de pena ou de pluma, eles são ricos em queratina que é o alimento preferido dos ácaros; -Elimine carpetes, tapetes e bichos de pelúcia.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook

© 2020 por Cormack Dist. Prod. de Limpeza Ltda EPP

Todas as imagens são meramente ilustrativas.

Consulte nossos preços através do nosso televendas ou e-mail.

*Frete grátis para algumas regiões do Estado do RJ, com pedído mínimo para entrega na Barra da Tijuca/Recreio R$120,00 e outros bairros R$100,00.