Limpeza de tapetes X Limpeza de carpetes


Tapetes são mais delicados do que carpetes e requerem métodos diferentes de limpeza.

Um erro comum que muitas pessoas cometem é tratar tapetes do mesmo modo que carpetes. Isto é, passar o aspirador de pó e usar limpadores de carpete para remover sujeiras e pontos encardidos. Mas a verdade é que os tapetes são muito mais delicados do que os carpetes.

Carpetes são projetados para serem pisados constantemente, por isso são mais resistentes. Por sua vez, os tapetes são projetados para uso mais leve, sendo assim mais suscetíveis a danos. Por isso, é importante saber como limpar seu tapete adequadamente para mantê-lo sempre limpo e bem cuidado.


Limpeza de Tapetes


Quem tem tapete sabe que o conforto que ele proporciona é inversamente proporcional à praticidade na hora da limpeza. O segredo mesmo é não deixar acumular e fazer uma limpeza quase que diária para evitar ácaros e sujeiras indesejadas. Nessa hora, existem alguns cuidados para que o tapete não fique danificado.

Muitas pessoas ainda mantêm o hábito de esfregar os tapetes e carpetes com escovas ou vassouras com cerdas mais duras, o que pode acarretar danos permanentes à estrutura do material. Em geral, tapetes não se dão muito bem com vassoura e os persas rejeitam até alguns modelos de aspirador de pó, vassoura então, nem se fala. Seus fios são muito sensíveis e necessitam de um tratamento especial para preservar os nós.

Especialistas também indicam que a vassoura apenas levanta o pó. O segredo da limpeza no caso dos tapetes está na espuma. Independente do produto que você for utilizar é ela quem traz as sujeiras para a superfície e possibilitam a sua remoção. Para quem procura soluções para a limpeza de tapetes vamos indicar produtos profissionais e outros mais comuns. Como o vinagre, por exemplo, um desinfetante natural, que toda dona de casa deve ter à mão e quando dissolvido com detergente neutro e água morna, funciona como um limpador extremamente eficiente.

Já para uma higienização mais profunda e manchas mais difíceis, recomenda-se produtos profissionais especializados para limpar tapetes e carpetes. Existem muitos no mercado, mas dificilmente serão encontrados nos supermercados. Eles estão á venda em lojas especializadas, são de uso técnico e devem ser aplicado sempre com uma diluição mínima. Para utilizá-lo leia sempre as informações do rótulo antes, assim você protege a sua saúde e o seu patrimônio.


Com que frequência o tapete deve ser limpo?


A limpeza de tapetes deve ser incluída na lista de tarefas semanais, principalmente se ele estiver sujeito a uso constante. A limpeza com aspirador de pó deve ser feita semanalmente, mas tapetes pouco usados podem ser limpos uma vez a cada duas semanas.

Já a limpeza de marcas e manchas deve ser feita imediatamente após a ocorrência. Isso porque é mais fácil limpar manchas frescas, antes que elas tenham tempo de secar e aderir às fibras. Outra ideia é fazer uma limpeza completa dos tapetes e trocá-los de lugar uma vez por semestre para que sejam menos desgastados com a frequência de uso.


Limpeza de Carpetes


Para manter o carpete o mais limpo possível durante as limpezas periódicas da casa basta usar o aspirador de pó, passe o aspirador de pó no sentido das fibras do tapete, lentamente para sugar bem todas as partículas de sujeira.

É uma limpeza superficial, mas que ajuda a manter os carpetes aparentemente limpos, principalmente para quem tem animais de estimação.

Nunca use a vassoura para varrer o carpete, porque isso faz com que a poeira acumulada levante e se espalhe por todo o ambiente, além disso, as cerdas duras da vassoura estragam as fibras dos carpetes.

Então evite a vassoura e passe apenas o aspirador de pó, ou a vassoura elétrica – que não deixa de ser um aspirador de pó com um nome comercial diferente para a mesma função “aspirar o pó”.

Depois espalhe bicarbonato de sódio sobre o tapete, deixe agir por uns 15 minutos e depois aspire novamente o carpete. Está é uma limpeza de carpete a seco que pode ser feita semanalmente.


Lavagem de carpetes


Não tente lavar o carpete, pelo menos uma vez por ano, chame uma empresa de limpeza para dar aquela faxina geral no seu carpete, porque se você fizer isso sozinho(a) pode acabar com um tapete cheirando mal, ter problemas com mofo e o pior estragar o carpete, então deixe isso para as empresas de limpeza de carpete especializadas e evite dores de cabeça.

Essa higienização é importante e necessária para aumentar a vida útil do seu carpete e eliminar a sujeira mais pesada que fica retida nas fibras e que não conseguimos eliminar com a limpeza doméstica. E junto com a sujeira vão embora os ácaros, as bactérias e outros microrganismos que vivem nos carpetes e que fazem mal a nossa saúde.



Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook

© 2020 por Cormack Dist. Prod. de Limpeza Ltda EPP

Todas as imagens são meramente ilustrativas.

Consulte nossos preços através do nosso televendas ou e-mail.

*Frete grátis para algumas regiões do Estado do RJ, com pedído mínimo para entrega na Barra da Tijuca/Recreio R$120,00 e outros bairros R$100,00.