Como limpar um piso em porcelanato?


Uma das dúvidas mais frequentes é sobre como limpar um porcelanato, qual o melhor tipo de produto que pode ser usado e qual o melhor jeito de usá-lo. São dezenas de contatos que nos levaram a escrever esta matéria e ensinar o passo a passo sobre como limpar porcelanato sem danifica-lo.


Alguns cuidados e precauções devem ser tomados para manter o porcelanato sempre bonito e limpo. Primeiramente, antes de saber como limpar porcelanato e sair por aí comprando produtos, é importante entender que existem diferentes tipos de porcelanato. O porcelanato polido é o mais sensível de todos eles, já os rústicos e acetinados possuem uma camada de esmalte, que os torna mais resistentes.


Escrevemos abaixo algumas dicas sobre como limpar o seu porcelanato e como estas dicas podem ser usadas nos pisos polidos, rústicos e acetinados, sem possibilidade de causar manchas ou perda de brilho. Limpeza pós obra


A limpeza pós-obra do seu revestimento deve ser feita cuidadosamente, pois ainda pode haver materiais bastante abrasivos em sua superfície, como cimento e areia. Remova os resíduos soltos com um Mop pó ou uma vassoura de cerdas macias, antes de passar um pano úmido.

Para a limpeza do rejunte, consulte o fabricante para saber quando deve ser retirado o excesso. Uma dica para facilitar a limpeza do mesmo é, antes de rejuntar, passar uma cera líquida sobre o porcelanato, principalmente sobre os de textura rústica.

Caso o revestimento tenha sido mantido limpo após o rejuntamento, a limpeza será bastante simples, bastando utilizar uma escova de cerdas macias ou vassoura de pelo. Em seguida, passe um pano umedecido com a solução de uma colher de sopa de detergente neutro ou sabão de coco líquido ou água sanitária, diluída em 5 litros de água.

Mas, se a superfície ainda estiver muito suja, pode-se utilizar alguns produtos específicos existentes no mercado.


Limpeza de Porcelanatos digitais polidos


O produto que você comprou na loja era com brilho e o que chegou em sua casa está fosco? Calma! Isso acontece porque produtos polidos recebem uma camada de cera protetora antes de serem embalados. Essa cera evita que arranhões sejam causados durante o transporte e manuseio das peças até que o assentamento seja finalizado. Para limpeza e retirada dessa cera, utilize cimento branco ou saponáceo cremoso com uma vassoura de pelos macios. Rapidinho o seu produto ficará brilhando novamente!


Aconteceu um desastre e o porcelanato ficou manchado?


Para limpeza de porcelanatos com manchas, os produtos indicados na tabela abaixo poderão ser utilizados, seguindo as orientações.


Como limpar:


TIPO DE SUJEIRA PRODUTO DE LIMPEZA

Graxas e óleos Água quente e detergentes alcalinos

Tintas Removedor de tintas

Ferrugem e café Água sanitária, saponáceo cremoso e limpeza total

Tinta de caneta Solvente orgânico (acetona, benzina)

Borracha de pneu Solvente orgânico (aguarrás) ou saponáceo cremoso

Cerveja ou vinho Detergente alcalino ou água sanitária



Limpeza e Manutenção diária


Para uma limpeza diária utilize o Mop Pó removendo a poeira do piso. O brilho de um piso sem poeira dura muito mais, pois a poeira atua como um agente abrasivo que desgasta e arranha o revestimento. Esta recomendação é válida para os pisos polidos, acetinados, foscos e rústicos instalados nas áreas internas.


Portanto, ao invés de fazer uma limpeza molhada todos os dias, faça a remoção do pó com o Mop nas áreas internas ou Vassoura de cerdas maciais para o piso instalado na área externa. A limpeza molhada deve ser realizada em dias alternados.


Limpeza e Manutenção Molhada


Evite encardimento dos rejuntes limpando o porcelanato uma ou duas vezes por semana. Após a remoção do pó, limpar o piso com pano umedecido com Detergente Neutro apropriado e na proporção indicada pelo fabricante do produto. Ao final, remover o excesso e passar um pano umedecido apenas com água.


Os maiores fabricantes deste tipo de piso recomendam o uso de Detergente Neutro desenvolvido e fabricado para o Porcelanato. O uso de detergentes para cozinha, que possuem outros agentes ativos e desengordurantes em sua composição, pode danificar o seu piso. Não são indicados para a limpeza de porcelanatos:

- Produtos que contenham em sua fórmula ácido fluorídrico (como Semorim, Brilha Alumínio, Brilhol e outros destinados à limpeza de alumínio);

- Produtos que contenham ácido muriático (como Limpa Pedras), flúor e seus derivados;

- Produtos que sejam destinados a retirar ferrugem de tecidos;

- Ceras ou impermeabilizantes, pois podem causar danos irreversíveis aos revestimentos cerâmicos e porcelanatos;

- Escovas ou vassouras de cerdas duras e palha de aço, pois podem arranhar a superfície dos revestimentos.


Com as dicas certas e os produtos ideais, a maneira como limpar porcelanato da sua casa se torna fácil e você não corre risco de danificar seu piso.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook

© 2020 por Cormack Dist. Prod. de Limpeza Ltda EPP

Todas as imagens são meramente ilustrativas.

Consulte nossos preços através do nosso televendas ou e-mail.

*Frete grátis para algumas regiões do Estado do RJ, com pedído mínimo para entrega na Barra da Tijuca/Recreio R$120,00 e outros bairros R$100,00.