top of page

Qual o melhor pano para a limpeza?


Existem muitas opções de panos de limpeza disponíveis nos mercados, mas nem todos são realmente necessários na higienização da casa. No geral, existe um tipo de tecido indicado para cada tipo de superfície, mas alguns deles cumprem o papel multiuso.

Além de saber utilizar cada pano da maneira correta para garantir o melhor aproveitamento, é necessário substituí-los de tempos em tempos, já que eles estragam com o uso.


Modelos de panos de limpeza


Saco de algodão É o mais indicado para a limpeza de pisos, pois o algodão retém bem a mistura de água com o produto escolhido e também garante uma boa distribuição da umidade no chão. Além disso, o tecido é bastante resistente para limpeza pesada de pisos e à lavagem na mão ou na máquina, mesmo em ciclo de limpeza pesada. Se conservado corretamente pode ter durabilidade aproximadamente de 1 ano. Não é aconselhável a utilização deste modelo para a retirada de pó de móveis.


Flanela Por ser um pano básico de limpeza, é mais eficiente na retirada do pó de móveis. Também é indicado no polimento de peças em prata e outros metais brilhantes, como pés de mesas e cadeiras. Para facilitar a lavagem e evitar manchas, prefira a flanela branca.


Por ter baixa eficácia, não é recomendada a utilização de flanela em limpeza de pisos.


Pano de microfibra É considerado o campeão no quesito ‘retirada de pó’, pois suas fibras realmente retêm a poeira, e não apenas a arrastam de um lado para o outro do móvel. Muito fácil de lavar e por ser de material sintético seca em pouco tempo. Ponto negativo: os panos de microfibra podem ser até 50% mais caros do que outros tipos.



Ao secar uma superfície, ficamos torcendo o pano várias vezes, isso acontece pois o pano utilizado não é o ideal para tal limpeza. Para a secagem são necessários materiais com alta absorção. Existem no mercado panos que absorvem até 400 ml, um pouco mais que uma latinha de refrigerante, são chamados de panos multisec, feitos de PVC. A principal vantagem deste pano é que seca sem manchar ou arranhar, por isso, são muito recomendados para secagem de veículos.

Se você quer evitar ficar no tanque de lavar, a solução é usar panos multiuso descartáveis. Alguns panos têm uma fabricação especial que os tornam mais resistentes e superabsorventes, assim a sujeira e gordura são retidas com mais facilidade, são ótimos para auxiliar na pia de cozinha, além de serem muito práticos, são encontrados também em pacotinhos, que podem ficar dentro do carro ou da bolsa, e quando ocorrer algum imprevisto você pode utilizá-lo para auxiliar na limpeza.


Lembre-se que:

- para lavar e secar, use panos em PVC que são conhecidos também como toalha multisec;

- na limpeza pesada e do chão o ideal é utilizar os panos de algodão ou sacos alvejados;

- no polimento de joias e retirada de pó de móveis utilize a flanela;

- para melhor retirar o pó, prefira panos de microfibra e para dar brilho e prolongar a duração dos móveis combine com algum produto específico.


Como conservar seus panos de limpeza?


Para que eles tenham uma durabilidade maior, é preciso que sejam lavados assim que terminar a tarefa, pois quanto mais tempo ficarem sujos, mais difícil a retirada de resíduos e manchas.

Os panos podem ser lavados em máquinas de lavar, mas para que isto ocorra é necessário tomar alguns cuidados na hora da lavagem. Primeiramente lave no tanque para tirar a sujeira mais grossa, depois coloque na máquina, mas não lave com as roupas, apenas com tapetes. Para higienizá-los você deve usar detergente líquido ou pode adicionar um pouco de vinagre. Para a secagem a indicação é que não sejam expostos ao sol, pois ele deixa o tecido endurecido e degrada as fibras

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook
bottom of page