top of page

Tipos de esponjas para a limpeza


As esponjas de limpeza doméstica estão presentes em praticamente todos os lugares, principalmente para lavar as louças diárias. Existem vários modelos deste material, destinado tanto para a limpeza delicada quanto para a pesada. Muitas pessoas não desempenham a tarefa com tanta eficiência, por não saberem quando usar cada modelo, por isso, acabam fazendo o trabalho com muito mais esforço ou danificando os utensílios. Para lhes auxiliar, separamos os principais tipos de esponjas na limpeza e também dicas de como usá-las.



Esponjas dupla face coloridas: utilizada na limpeza comum das louças, como talheres, pratos, potes. Possui dupla ação, o lado da espuma (normalmente amarelo) pode ser usado para limpeza delicada, já a parte mais áspera (normalmente verde), chamada também de fibra abrasiva, é ótima para sujeira mais difícil.


Esponja prateada: Produzida em poliéster e poliuretano, possui um poder de limpeza muito maior que as esponjas coloridas e possuem uma maior durabilidade. Pode ser utilizada em superfícies antiaderentes, louças e cristais sem medo de riscar.





Esponja de aço: esse produto possui fios mais grossos de aço e é indicado para limpezas pesadas, como de panelas com gordura, grelhas, fogão e também para limpar ferro de passar roupa. Para que a esponja não enferruje, procure deixá-la sempre seca. Ao usar esse tipo de esponja utilize luvas, pois suas cerdas de aço podem machucar as mãos. Possui maior durabilidade e rendimento ao comparar às lãs de aço.


Lã de aço: sua utilização é muito comum, algumas marcas dizem que tem mais de mil utilidades. Possui um material mais macio comparado a esponja de aço, é indicada também para limpeza pesada. Acaba sendo mais descartável, podendo também riscar a superfície.



Saber como armazenar essas esponjas é muito importante! Armazenar de forma errada faz com que bactérias se proliferem além de não trazer durabilidade. Após o seu uso é necessário retirar toda água e também o detergente. Colocar a esponja dentro de uma vasilha com tampa, torna o material propício para outros organismos se proliferarem. O correto é deixá-la em cima da pia para que ela fique bem arejada, evitando a umidade de locais fechados.


Fique de olho no desgaste da esponja, dependo da frequência do uso é aconselhável sua troca a cada semana, além de uma higienização frequente. Você pode deixá-la de molho em uma vasilha com uma colher de água sanitária para matar as bactérias. Outra ótima alternativa é ferver a esponja em uma panela com água por 5 minutos, o calor exterminará grande parte dos organismos!

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook
bottom of page