top of page

Qual a melhor cera a ser utilizada?


Com o tempo, o piso vai acumulando sujeiras e ficando sujo, perdendo o brilho e, se não houver limpeza e manutenção adequada, perde todo charme que poderia oferecer.


Alguns produtos, como por exemplo as ceras, podem ser ótimos aliados para manter seu piso sempre com boa aparência. São recomendadas para aplicações sobre pisos e melhoram a aparência e o aspecto deles, fazendo com que fiquem com brilho. Além disso, são capazes de manter uma camada protetora que será essencial para evitar danos, como arranhões de sapatos, carrinhos de cargas, entre outros.


As enceradeiras são os equipamentos encarregados de remover as sujeiras incrustadas, renovar, e dar brilho nos pisos em geral.


Há diferentes tipos de ceras no mercado para cada tipo de piso. Sempre saiba as características do produto e as consequências de aplicá-los nos pisos.

Se você estiver procurando uma cera com um custo menor e que vá dar o brilho que você necessita, procure as ceras à base de carnaúba. Mas é importante saber que estas ceras, por terem uma durabilidade menor, é mais aconselhável utiliza-las em locais com baixo fluxo de pessoas. Além disso não são antiderrapantes.

As ceras acrílicas ou sintéticas são mais caras, mas tem uma durabilidade maior. Como grande vantagem, são antiderrapantes, apresentam secagem rápida e proporcionam alto brilho, sem necessidade do uso de enceradeiras. São ideais para pisos de madeira impermeabilizada com cascolac ou sinteco, de borracha, de granito, cerâmicos, entre outros. Muito utilizadas em locais com maior fluxo de pessoas, como por exemplo em um shopping, supermercados, etc. Elas proporcionam a formação de um filme protetor resistente sobre o piso. São mais recomendadas pois irão favorecer a limpeza, proporcionando maior qualidade na preservação dos pisos.


É certo que cada tipo de piso requer uma limpeza especial e específica. Os pisos de ardósia, por exemplo, são muito fáceis de limpar, já que aceitam bem qualquer produto. Mas, para manter seu brilho sempre renovado, o ideal é utilizar cera para ardósia de acordo com a cor do piso. Já o piso de cerâmica, muito encontrado em ambientes diferenciados como salas, banheiros e cozinhas, exigem alguns passos para sua manutenção e limpeza. O primeiro passo é varrer o piso e o rodapé com uma vassoura de cerdas macias, para não arranhá-lo. Após esse processo, passar um pano molhado com sabão neutro ou com produtos específicos para esse tipo de piso, como as ceras próprias que irão criar uma camada de proteção. Os ambientes com pisos de madeira com sinteco precisam ser varridos com vassoura de pelos e, depois, pano umedecido em água e sabão neutro para ter a certeza de que toda a poeira está sendo retirada. É importante que, com auxílio de um pano macio, seja passada uma camada de cera líquida ou cera em pasta incolor. Depois que a cera estiver completamente seca, use sua enceradeira para dar brilho. Como às vezes a enceradeira deixa algum resíduo de poeira, é aconselhável passar a vassoura de pelos novamente. Já os pisos laminados não podem receber cera, nem nenhum outro material abrasivo, como palha de aço e esponja. O uso de ceras promove a formação de uma camada de gordura sobre o piso, o que dificultará sua limpeza mais tarde.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook
bottom of page