top of page

O crescimento da tecnologia e a indústria de produtos de higiene e limpeza


O crescimento da tecnologia vem trazendo cada vez mais qualidade e eficiência para as práticas nos setores das indústrias de higiene e limpeza.

Embora muitos ainda não pensem nessas indústrias como altamente tecnológicas ou inovadoras, devemos nos lembrar de que as inovações que acontecem nelas, são criadas e adaptadas a medida que surgem nossas necessidades. Conforme os riscos para a nossa saúde evoluem no ambiente em que vivemos, as técnicas de limpeza e higiene também precisam evoluir.

Quando falamos de tecnologia nesse setor, não estamos falando apenas sobre robôs que limpam ambientes sozinhos, equipamentos de última geração, etc. Estamos falando sobre tudo que possa contribuir para a evolução deste setor, como os sistemas que ajudam a gerenciar essas indústrias, gerir funcionários, auxiliar no marketing de seu negócio, fazer controles de estoque, entre outras coisas.

A tecnologia também tem contribuído para que as indústrias se tornem mais sustentáveis, reduzindo a quantidade de produtos químicos utilizados em determinados produtos, melhorando a higiene e aumentando ainda a segurança no trabalho.


Marketing e sustentabilidade


Conforme o tempo passa e as pessoas ficam mais exigentes, cresce a necessidade da indústria buscar avanços para atender mais às expectativas de seus consumidores.

Cada vez mais a população se preocupa em adquirir produtos que não agridam o meio ambiente, que não sejam tóxicos e que atendam mais às suas necessidades.

Tratando-se de uma indústria de higiene e limpeza, isto é super importante, já que ela utiliza e lida com produtos diretamente químicos, com o objetivo de contribuir para a saúde e o bem-estar dos consumidores.

Quando falamos em marketing para as indústrias de limpeza e higiene, é importante levar alguns itens em consideração, tais como:

  • Sustentabilidade: como já mencionamos acima, os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscam cada vez mais produtos que beneficiem tanto a si próprios quanto o ambiente em que vivem. Investir em tecnologia para conseguir produzir produtos mais sustentáveis é uma excelente oportunidade para criar um ótimo plano de marketing.

  • Inovação: os consumidores estão sempre em busca de produtos que apresentem melhor custo-benefício, principalmente quando falamos em saúde e bem-estar. Embora sempre haja um público fiel, qualquer consumidor fica atento ao aparecer um preço menor com o mesmo benefício.

  • Manter a mídia aquecida: o consumidor precisa ser lembrado das marcas preferidas. Contudo, nem só de lembranças uma empresa sobrevive. Muitas empresas estão investindo na experiência que o cliente transmite. Aplicativos, realidade virtual e aumentada são grandes oportunidades para ações como essas.


Tecnologia dentro da indústria


A tecnologia é uma grande aliada na gestão de empresas e negócios e é capaz de trazer inúmeros benefícios em curto e longo prazos.

Softwares de gestão são fundamentais para o crescimento da empresa e otimização do tempo utilizado pelos funcionários.

Problemas, como atraso ou falha na comunicação entre funcionários, podem ser resolvidos com sistemas ou aplicativos com atualizações em tempo real. Isto permite uma sincronia entre todos os setores da empresa e reduz falhas humanas ou até mesmo desperdício de matéria-prima.

Um outro grande problema para indústrias que vendem produtos para o varejo é a ruptura de gôndolas que, segundo índice da Neogrid-Nielsen, equivale a 4,9% do valor do faturamento no varejo. É um número bem alto quando pensamos que é algo que pode ser evitado com tecnologia.

Este problema poderia ser facilmente amenizado ou até mesmo resolvido com sistemas de controle, que enviam informações em tempo real.

Basta estar conectado à internet para que o responsável consiga monitorar de forma precisa o estoque, diariamente, ou quando houver necessidade. Dessa forma, ele pode, rapidamente, providenciar a reposição dos produtos conforme for necessário, evitando assim a falta de produtos e a queda no faturamento.


A nova era na indústria de limpeza


Assim como as outras indústrias, a de limpeza e a de higiene também estão passando por um processo de automação. Atualmente, além de produtos sustentáveis para a limpeza de ambientes com resultados inimagináveis, ela também já conta com máquinas automatizadas capazes de fazer limpezas de pisos, janelas e ambientes completos, onde são comandadas apenas por um operador. Isso vem revolucionando este setor.

Embora essa automação diminua a mão de obra, para operar esses equipamentos altamente tecnológicos, é necessário ter pessoas capacitadas. Então, ainda é cedo para afirmar que essa automação irá impactar de maneira negativa este setor.

Além disso, essa automação também pode trazer outros benefícios, como economia de água e de produtos químicos, já que é programado para utilizar a quantia correta de cada produto para determinada área, sem falar na economia de tempo, uma vez que um robô pode ser capaz de limpar até 3 vezes mais rápido o mesmo cômodo que um ser humano.

A robótica é apenas uma parte do que essa indústria está vivenciando.

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas e é importante buscar formas de utilizá-la em nosso favor.

Os produtos de higiene e limpeza são indispensáveis para a população, então é importante que as indústrias desse ramo valorizem produtos de qualidade e busquem constantemente aprimorar suas fórmulas em favor do bem-estar e qualidade de vida dos seus consumidores.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook
bottom of page