top of page

Secadoras de mãos podem transmitir bactérias?


As secadoras de mãos estão presentes em estabelecimentos com grande fluxo de pessoas, como: shoppings, restaurantes e até banheiros públicos. Isso porque elas acabam com a utilização de papéis, visando a economia financeira.

O grande problema é que elas não são sustentáveis como imaginávamos! Segundo um estudo publicado pela revista especializada "Applied and Enviromental Microbiology" (Microbiologia Aplicada e Ambiental em tradução literal), estes secadores sugam os coliformes fecais do ar e os sopram na sua mão, além de espalhá-los por todo o ambiente. Os cientistas responsáveis pela pesquisa compararam o ar normal do banheiro com o de jatos de secador de mãos e descobriram que colônias bacterianas se desenvolveram muito mais em amostras expostas ao secador. De acordo com o estudo, os secadores de mãos sugam o ar do banheiro, expelindo-as rapidamente, e nos breves momentos em que suas mãos ficam em contato com a saída de ar, elas serão expostas a muito mais bactérias do que o habitual.

“As bactérias nos banheiros vêm das fezes, que podem ser lançadas no ar quando damos descargas, especialmente nos sanitários sem tampa”, disse Peter Setlow, professor da Universidade de Connecticut e um dos autores do estudo, à revista Newsweek.

Outra grande reclamação do público em geral é o fato das secadoras não secarem direito as mãos, deixando-as úmidas após o processo.


Existe uma solução?

Para que não haja essa contaminação involuntária, os pesquisadores sugerem que as empresas instalem secadores de mãos dotados de filtro HEPA, que ajuda a reduzir a propagação de germes em até quatro vezes.

Este filtro não garante que as bactérias se propaguem quando a secadora é acionada, mas garante uma redução brusca. Eles precisam ser trocados regularmente.

O mesmo estudo concluiu que as secadoras de baixa potência também não são a solução, isso porque a variação de bactérias se mostrou muito pequena.

As toalhas de papel geram um gasto pela compra do papel, mas se você optar por usar um Dispenser que não utilize energia elétrica, em contrapartida, você também economizará na luz, já que as secadoras são movidas a energia elétrica. Para ajudar o meio ambiente, opte pelos papéis com 100% de celulose, pois absorvem melhor os líquidos e geram uma grande economia.



Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook
bottom of page