top of page

Como economizar água na hora da limpeza


Algumas mudanças em nossos hábitos podem reduzir o consumo de água e nos ajudar na economia financeira, além de um consumo sustentável.

  1. Sempre ouvimos falar em economizar, entretanto a reutilização também pode trazer grandes resultados, como reaproveitando a água da chuva, banho, máquina de lavar e também a do ar condicionado para limpar a calçada, automóveis e usar na descarga de vasos.

  2. Ao fazer a limpeza de louças ensaboe com a esponja, mantendo a torneira fechada, quando finalizar coloque tudo dentro da pia, tampe o ralo e só abra a torneira para retirar o sabão. Isto agiliza o processo, pois a água passa por todas as louças, e diminui o gasto.

  3. Quando for utilizar produtos químicos, espere o tempo do produto para reagir na superfície retirando os resíduos, evitando assim a adição de líquido. Devemos lembrar que esses produtos são feitos a base de água, logo economizamos indiretamente. Atenção a indicação do fabricante, pois alguns produtos tem que ser diluídos antes na água para depois serem aplicados.

  4. Evite lavar roupa muitas vezes durante a semana, acumulando sempre que possível, lavando o máximo de cada vez.

  5. Lavar o carro usando panos de microfibra, um pulverizador e shampoo especial de lavagem. Dilua o produto na água e aplique com o pulverizador na lataria do carro, passe o pano de microfibra para que a sujeira seja absorvida, depois use outro pano que esteja seco para dar brilho e acabamento.

  6. A utilização de materiais de limpeza feitos com microfibra dispensam a aplicação de produtos químicos, como por exemplo os mops, espanadores e a luva mágica. A luva mágica é ótima para limpeza de superfícies delicadas, removendo a sujeira e a gordura além de dar brilho.

  7. Utilizar baldes ao invés de mangueiras, pois esses armazenam melhor a água, otimizando a limpeza e reduzindo o desperdício. Existem algumas linhas com divisor de águas, que separam a água limpa da suja, além de alguns possuírem o sistema quebra ondas, que ao deslocar o balde reduz o derramamento de água e evita acidentes. Combinando com o mop úmido pode se fazer uma limpeza muito mais prática, eficiente e utilizando somente a quantidade de líquido necessário, não precisando tocar no pano nem fazer esforço.

  1. Os pulverizadores ou borrifadores são ótimos na limpeza, pois direcionam a água no local exato a ser higienizado, diminuindo a quantidade a ser usada e rendendo muito mais.

  2. Dependendo da quantidade de sujeira, é interessante limpar superfícies com panos multiuso, que são ótimos na limpeza a seco, não riscam e não soltam fiapos.

  3. O rodo mágico em PVC também é ótimo para absorver e transferir o líquido de um local para o outro. É possível reaproveitar a água com muito mais facilidade.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook
bottom of page