Como escolher a cor adequada dos seus coletores de lixo para a coleta seletiva?
Normalmente o lixo gerado nas residências, comércios ou indústria são misturados em um mesmo local, são retirados pelos serviços de coleta de lixo e destinados aos aterros sanitários ou para a incineração. É desta forma que lidamos com o lixo, contudo não é a forma mais adequada, pois ao tratar o lixo desta forma estamos lançando na natureza produtos que levarão anos para se decompor, enquanto que novas matérias-prima deverão ser usadas para criar novos produtos que usaremos.
A coleta seletiva do lixo constitui em separar o lixo em grupos distintos, cada um com tipos de lixo correspondentes a sua classificação. Sem o processo da separação do lixo não é possível fazer reciclagem, pois nas usinas de tratamento e reciclagem idealmente o lixo já deve chegar o mais separado possível.
Separação do lixo
A separação do lixo é feita da seguinte maneira: devem ser colocados coletores de lixo com identificação para cada tipo de lixo como papéis, plásticos, metais e/ou alumínio, vidros, orgânicos, etc. Cada um deverá possuir uma cor de identificação que facilita a coleta.
De acordo com a resolução CONAMA mais recente e de acordo com padrões internacionalmente aceitos, a padronização de cores são da seguinte forma:
Amarelo - Metal em geral
Azul - Papel; papelão
Branco - Resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
Cinza - Resíduo geral não reciclável ou misto, ou contaminado não passível de separação
Laranja - Resíduos perigosos
Marrom - Resíduos orgânicos
Preto - Madeira
Roxo - Resíduos radioativos
Verde - Vidro
Vermelho - Plástico
Para fazer a coleta seletiva de lixo é preciso que os serviços de coleta do lixo consiga recolher e destinar o lixo como classificado. De nada adianta uma pessoa fazer a classificação do lixo em casa e este ser misturado no caminhão que recolhe o lixo. Portanto, este não é um processo individual e sim coletivo. Algumas cidades do Brasil já fornecem o serviço de coleta seletiva nas residências. Essas cidades são: Curitiba (PR), Itabira (MG), Londrina (PR), Santo André (SP), Santos (SP), Diadema (SP) e Goiânia (GO).